Notícias

Taques admite falhas na Saúde e promete voltar autonomia financeira em MT

Cuiabá - MT, postado em 14.09.2018 às 11:19hs | Fonte: Assessoria | Por: Da Redação

O compromisso do governador Pedro Taques (PSDB) com o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) garantiu o apoio de servidores da Secretaria Estadual de Saúde ao tucano. Um grande ato de apoio à reeleição de Taques reuniu mais de 500 pessoas nesta quarta-feira (12.09).

Taques admitiu que a saúde em Mato Grosso ainda não está satisfatória e é preciso avançar muito. No entanto, destacou que a Secretaria de Saúde está organizada, pois passou por restruturação na área administrativa e nos processos de aquisições. “Organizamos estruturalmente a saúde. Sei que ainda não está perfeito, mas estamos no caminho certo. Aprovamos o Fundo da Saúde e vamos resgatar a autonomia financeira da secretaria. E foi com a ajuda dos servidores que fizemos tudo isso e vamos fazer mais”, disse o governador.

Durante a gestão Taques os processos de controle e avaliação dos sistemas e serviços de saúde foram estabelecidos. Outros destaques foram a implantação dos SISREG (Sistema de Regulação) em todos os municípios, a retomada da gestão da assistência farmacêutica e a implantação do sistema informatizado público (Horus). O governador lembrou e agradeceu ainda pelos esforços feitos pela secretaria que possibilitaram abrir mais de 200 leitos de UTIs e ainda o aumento dos repasses para os municípios.

Os hospitais regionais de Sinop e Rondonópolis também estão em revitalização. “Eu tenho orgulho da Secretaria de Estado de Saúde, quero agradecer a presença de todos aqui e dizer a quem trabalha no SUS que eu preciso do apoio de vocês para continuar com esse trabalho. As mudanças precisam continuar. O secretário de saúde Luiz Soares está contribuindo com essa mudança, precisamos avançar”, discursou o governador.

Durante o evento, Luiz Soares aproveitou para fazer uma defesa da Caravana da Transformação, programa da gestão Taques que já realizou quase 70 mil cirurgias oftalmológicas em todo o Estado. “Somos fortes, vamos seguir em frente, queremos ver o SUS avançando em Mato Grosso. Vamos continuar a fazer o nosso papel. Não mexam com a honra de quem trabalha a favor do povo, quem tem compromisso com a sociedade”, afirmou.

A servidora da saúde, Daniela Leal, disse que Pedro Taques vem fazendo um grande trabalho no SUS. “Estamos vendo o que está acontecendo, nós que estamos no SUS gostaríamos muito que ele continuasse com esse trabalho, juntamente com o Luiz Soares e os outros trabalhadores do SUS”, comentou.

A gestão Pedro Taques também está fazendo o apoio financeiro a 15 Consórcios de Saúde nos serviços de média complexidade. Estabeleceu e fortaleceu a parceria em quatro regiões com apoio financeiro aos hospitais gerenciados pelo CIS (Água Boa, Peixoto de Azevedo, Barra do Bugres, São Félix do Araguaia), fortalecendo a relação de cooperação com os municípios na efetivação do SUS.

Também firmou cooperação técnica com os municípios em 16 regiões de saúde por meio dos Escritórios Regionais de Saúde para efetivar as ações de vigilância, sistemas de informações, controle e avaliação, gestão bipartite, regulação, auditoria, etc. E desenvolveu o sistema Indica SUS e de vigilância sanitária para apoiar municípios e regiões de saúde na gestão da informação.

publicidade

Deixe seu comentário!

publicidade

Veja Também

publicidade
publicidade
publicidade

2018 - Todos os direitos reservados ao Website Servidores MT - A.A.DA COSTA PROPAGANDA - CNPJ 10.172.291/0001-59. Fale com a redação (65) 9984-1353 / contato@servidoresmt.com.br