publicidade

Notícias

Técnicos da Unemat suspendem greve e voltam ao trabalho nesta quinta

Cuiabá - MT, postado em 31.01.2019 às 10:34hs | Fonte: | Por: Da Redação

Os técnicos do setor administrativo da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) decidiram suspender a greve da categoria, durante a assembleia-geral dos trabalhadores, na terça-feira (29). Os servidores protestavam contra os atrasos salariais e o não pagamento da Revisão Geral Anual (RGA) de 2018. Eles retomam as atividades a partir desta quinta-feira (31).

O Tribunal de Justiça já havia determinado que 80% dos manifestantes retornassem ao trabalho, depois que o movimento foi deflagrado na última segunda-feira. A decisão atende um pedido do Governo do Estado, que alegou que mais de 20 mil estudantes seriam prejudicados com a paralisação.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação Superior de Mato Grosso (Sintesmat), Carlos Júnior, a suspensão da greve é um “recuo estratégico” para categoria acompanhar as deliberações dos demais sindicatos, a respeito da construção de uma greve geral no Estado, por conta do não pagamento da RGA aos servidores.

Ele destacou que o Fórum Sindical – entidade que congrega vários sindicatos estaduais – já possui um entendimento nesse sentido. Tanto que está programada uma paralisação geral dos servidores para o próximo dia 12 fevereiro.

Apesar do retorno ao trabalho, Carlos destacou que a categoria também decidiu pelo “estado permanente de greve”, o que permite deflagrar a qualquer momento uma nova paralisação, sem a necessidade de avisar o Governo com 72 horas de antecedência.

O sindicato também entrou com três ações judiciais contra o Estado. As medidas pedem indenização por causa dos atrasos salariais da folha de dezembro, além do pagamento integral tanto do 13º salário quanto da RGA.

Ao todo, 276 dos 600 técnicos da Unemat participaram da votação na assembleia-geral. Desse, 143 votaram pela suspensão da greve e 92 votaram pela continuidade do movimento paredista. A votação no Sintesmat teve início na terça e os votos só terminaram de ser contabilizados na quarta.

Os técnicos da Unemat são responsáveis por todo serviço administrativo e financeiro da universidade que conta com 13 campi espalhados pelo Estado nas cidades de Cáceres, Alta Floresta, Colíder, Sinop, Nova Mutum, Diamantino, Barra Bugres, Juara, Pontes e Lacerda, Alto Araguaia, Nova Xavantina e seccional da sede da reitoria em Cáceres.

publicidade

Deixe seu comentário!

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Veja Também

publicidade
publicidade
publicidade

2019 - Todos os direitos reservados ao Website Servidores MT - A.A.DA COSTA PROPAGANDA - CNPJ 10.172.291/0001-59. Fale com a redação (65) 9984-1353 / contato@servidoresmt.com.br