Notícias

Sesp-MT busca parcerias para ampliar câmeras OCR na região Oeste

Cuiabá - MT, postado em 03.07.2019 às 17:47hs | Fonte: Sesp-MT | Por: Nara Assis

Visando ampliar a instalação de câmeras OCR (sigla em inglês para Reconhecimento Óptico de Caracteres) na região Oeste do estado, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) programou uma série de reuniões nos municípios esta semana. Nesta quarta-feira (03.07), a equipe percorre Mirassol D’Oeste, São José dos Quatro Marcos e Araputanga, para apresentar a tecnologia e os resultados que a ferramenta pode trazer.

Os encontros começaram na segunda-feira (01.07) e, desde então, já contemplaram os municípios de Curvelândia, Lambari D’Oeste, Rio Branco e Salto do Céu. Ainda serão realizadas reuniões em Glória D’Oeste, Porto Esperidião e Cáceres, entre esta quinta-feira (04.07) e sexta-feira (05.07). O objetivo é fortalecer a região de fronteira, que é utilizada como porta de entrada de drogas e rota para descaminho de veículos e outros bens roubados.

A expectativa é incentivar parcerias entre o município, sociedade civil organizada, a Sesp e demais poderes, para concretizar o projeto de instalação das câmeras OCR, conforme explica o coordenador do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), tenente-coronel PM Siziéboro Elvis de Oliveira. “Assim como foi feito na parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT), que viabilizou a compra dos equipamentos e conseguimos instalar cinco câmeras OCR em pontos críticos da fronteira, acreditamos que é possível ampliar e envolver ainda mais municípios”.

Estes pontos de monitoramento estão distribuídos da seguinte forma: três na BR-174 (sendo que um engloba o entroncamento com a MT-265 e MT-388); um na ponte sobre o Rio Jauru, em Cáceres; e um em Vila Bela da Santíssima Trindade. Com os equipamentos, é possível identificar modelo, fabricante, qualquer caractere que esteja no veículo (adesivos, etc.) e placas até mesmo em alta velocidade.

De acordo com o coordenador do Ciosp, já há intenção de Consórcios Municipais em contribuírem com o projeto, e os prefeitos e vereadores também têm demonstrado interesse em auxiliar e buscar mais parcerias. “Os encontros estão sendo produtivos e acredito que vamos ampliar o monitoramento em breve”, acrescenta o tenente-coronel PM.

A tecnologia

A câmera OCR permite monitorar e analisar imagens de câmeras instantaneamente e verificar em tempo real ilegalidades diversas, tais como carros roubados, documentação irregular e placas clonadas. O sistema também permite fazer buscas por placa, marca e modelo dos veículos, e também com base em características obtidas pelos operadores, como adesivos que tenham caracteres passíveis de leitura. Ao detectar algo suspeito, as informações são reunidas no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) da Sesp que, após análise, aciona as forças de segurança.

publicidade

Deixe seu comentário!

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Veja Também

publicidade
publicidade
publicidade

2019 - Todos os direitos reservados ao Website Servidores MT - A.A.DA COSTA PROPAGANDA - CNPJ 10.172.291/0001-59. Fale com a redação (65) 9984-1353 / contato@servidoresmt.com.br